24 de junho de 2011

A tríplice magia

Para começar a falar sobre a magia vou começar com uma das primeiras civilizações que teve em sua mitologia deuses relacionado à magia: os grego. Na Grécia a o estudo do ocultismo se baseou todo na mitologia, apresentando dois momentos: o hermetismo e na trindade da magia.
Durante toda historia da mitologia grega a magia foi tema de importantes momentos como, a titanomaquia e gigantomaquia, nesses episódios alguns deuses/Titãs se destacaram, um desses Titãs é Hécate ou Hecate (todo poder/a distante). Esta titã é filha de 2 outros titãs Perses e Astéria, junto aos deuses ela se destacou nas artes mágicas e nas profecias.
Hecate é a personificação da lua cheia, das encruzilhadas, dos cães. Também é com ela que há a primeira relação trina (ao contrario dos que muitos acreditam ser a trindade católica), juntamente com a trindade egípcia que logo falarei. Era representada como uma mulher, um cão e um lobo, também em formas separadas como em conjunto em um único corpo.
Há em outras definições a trindade de deusas Hecate/Persefone/Artemis ou Hecate/Nix/Demeter, mas a primeira é a mais relatada entre os gregos antigos. Geralmente os rituais feitos para Hecate eram feitos a noite de lua cheia, pois dizia que era nesse período que seu poder estava em máxima. Hecate recebeu essa posição, apesar de titã pois ajudou os deuses do olimpo a vencerem a guerra contra os Titãs (seus tios) e os gigantes, sendo essencial na produção de artimanhas e feitiços.
Hecate era vista geralmente com uma cobra em sua mão e uma tocha de fogo azul (fogo fátuo), suas ninfas companheiras eram comparadas a fantasmas. A deusa teve relacionamentos e deles surgiram feiticeiras como Estes e Circe também poderosa feiticeira da historia da ODISSEIA.
Hecate apesar de ser uma deusa secundaria era temida, pois pouco se conhecia de seu poder, associações eram feitas a ela como: Hecate/Artêmis, Hecate/Nix, Hecate/Deméter, Hecate/Moiras Hecate/Erinias .
Para os gregos, Hecate, ao longo do tempo, foi tomando outras posições: a de deusa da magia negra e em seu lugar, o hermetismo surgiu como a magia “branca”. O hermetismo esta relacionado ao Deus Hermes, acredita-se que isso tem ocorrido pelo motivo de que Hermes era o deus do segredo. Logo o hermetismo também viraria sinônimo dos alquimistas que assim se intitulavam por descobrirem os segredos existentes.
É importante ressaltar que Hecate foi importante para o estudo do ocultismo e também da magia negra como um todo. Sua posição é semelhante a de Rá, que futuramente irei contar um pouco da sua história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor comentar aqui somente sobre assuntos relacionados ao artigo acima. Para deixar dicas, sugestões de temas, críticas e comentários em geral, use o Formulário de Contato.

ShareThis