3 de setembro de 2019

As práticas do coração ❤


Alguns meses atrás encontrei um aplicativo de smartphone para prática de meditação muito interessante e cheio de práticas, vídeos e textos sobre a meditação. Gostei tanto que pago mensalmente para ter acesso aos conteúdos premium. 

Recomendo a todos conferirem nem que seja a parte gratuita!

Recebi o texto abaixo por email enviado pelo aplicativo e vale a pena compartilhar!

Resultado de imagem para lojong
Quando estamos começando a meditar e a perceber os benefícios da prática, a clareza que ela traz à mente, a maior serenidade, ficamos tentados a focar sempre nesta mesma prática, como a da atenção plena à respiração, consciência aberta ou escaneamento corporal

Entretanto, o caminho contemplativo nos oferece mais uma variedade de práticas, dentre elas, as meditações conhecidas como práticas do coração, que consistem no cultivo de quatro qualidades: bondade amorosa, compaixão, alegria empática e equanimidade. Cada uma delas é um elemento vital na busca pela felicidade genuína. Se você cultivar um coração aberto, cheio de bondade amorosa e compaixão imensas, a felicidade virá naturalmente de dentro de você. 

Essas são qualidades, de acordo com as tradições contemplativas, fundamentais para uma mente saudável. Todos nós possuímos essas qualidades, pois são parte de nossa humanidade. E para que possamos cultivá-las se torna importante saber o que significam:   


Bondade-amorosa é o amor sem cobranças, apenas o puro desejo de que o outro e nós mesmos sejamos felizes. O desejo que todos alcancem a felicidade genuína e suas causas. 

Compaixão é o desejo de que todos os seres não sofram e superem as causas do sofrimento.

Alegria empática é ficar feliz com a felicidade e florescimento do outro.

E a equanimidade baseia-se simplesmente no reconhecimento de que todos estão, assim como nós, em busca da felicidade e desejando estar livres do sofrimento. Equilibra a nossa perspectiva em relação aos outros, trazendo um sentimento profundo de igualdade, equanimidade. 

É importante frisar a importância deste tipo de prática, pois suas práticas de meditação não podem ser aperfeiçoadas sem o contato com a vida real. Deve haver uma combinação de treinamento formal em meditação que aprofunde a tranquilidade mental, o equilíbrio e a clareza da mente com práticas de envolvimento com o mundo, com as relações e com as pessoas que o cercam, para aprofundar essas qualidades do coração. 

LojongAs práticas do coração - a de compaixão e a de bondade amorosa - foram testadas pela neurocientista Tania Singer e sua equipe, no Instituto Max Planck, em um grande estudo que analisou os efeitos do treinamento de compaixão sobre o comportamento pró-social. Como o estudo informa, os resultados indicam que estes “treinos mentais” não só são capazes de mudar as redes cerebrais subjacentes a funções como atenção, compaixão e como regulamos nossas emoções, mas também melhorar a saúde e o bem-estar subjetivo e reduzir o estresse e aumentar nosso comportamento pró-social. 

Ela afirma que a plasticidade do cérebro significa que ele pode ser treinado para tornar-nos menos egoístas e mais compassivos. Basicamente, este tipo de treinamento pode mudar preferências egoístas por mais altruístas.  

Um dos resultados mais importantes do estudo mostrou que as práticas de atenção plena à respiração melhoravam nossa atenção, mas de fato não traziam muitas alterações diretas em termos de comportamentos mais compassivos, entretanto, as práticas de compaixão de fato nos tornam mais compassivos. Ou seja, cada prática tem um objetivo distinto. Portanto, é importante praticar cada uma um pouco.

No Lojong você encontra essas práticas no módulo de “Equilibrio Afetivo” do “Programa CEB” e nas etapas 5, 6 e 7 do “Caminho”. (quando eu chegar neste módulo eu trago mais informações aqui para você!)

Veja a nossa última publicação aqui no blog sobre o estudo (em vídeo) da neurocientista Tania Singer sobre A Neurociência da Compaixão (clique aqui!)

Dê uma conferida também no site do Lojong, tem lá muitos textos, artigos, vídeos sobre diversos temas conectados à meditação: 

Boas práticas!
Namasté

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor comentar aqui somente sobre assuntos relacionados ao artigo acima. Para deixar dicas, sugestões de temas, críticas e comentários em geral, use o Formulário de Contato.

ShareThis