16 de janeiro de 2020

Por que adquirimos doenças graves?


No budismo, nós dizemos que as doenças existem e que elas fazem parte da nossa natureza humana. E quando nós somos acometidos com alguma doença, nós não consideramos que isso é um castigo divino ou que possa estar pagando algum karma do passado. É um karma, sem dúvida nenhuma. A doença atinge uma pessoa e não atinge a outra. Por quê?

Talvez mais do que perguntar por quê, devemos dizer: O que eu posso fazer com isso? Como é que eu cresço dentro disto? Como essa doença pode se tornar um portal para minha iluminação e sabedoria perfeita?

E não é um obstáculo. Nós achamos que só as coisas boas são bênçãos, e que se vem alguma coisa negativa, é alguma coisa prejudicial que eu fiz e tô pagando algum pecado. Nem sempre. Muitas vezes, vêm problemas e dificuldades, inclusive doenças, para que possamos apreciar verdadeiramente a vida. Apreciar e sentir gratidão. Sentir gratidão até pela doença, porque ela nos faz refletir como nada é fixo, nada é permanente.

Hoje, a ciência tem se desenvolvido muito, mas também sabemos que 90% dos nossos genes estão adormecidos e eles são acordados através do nosso emocional, então observe como está o seu emocional. Como é que essa doença chegou até mim? Que emoções eu tive? Em que momento eu tive uma abertura a essa canal de emoções em que esses genes que não tinham em ninguém da minha família adormecida despertaram em mim?

Então tem a ver conosco, sim, tem a ver com a nossa vida e tem a ver com a nossa maneira de respondermos aos problemas, às doenças e às dificuldades. Será que somos capazes de agradecer até mesmo a dor e a doença?







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor comentar aqui somente sobre assuntos relacionados ao artigo acima. Para deixar dicas, sugestões de temas, críticas e comentários em geral, use o Formulário de Contato.

ShareThis