7 de julho de 2020

Você tem medo de morrer?

Um texto e reflexão de Monja Coen...

O que é a morte? O que é morrer?

É possível que o tema da morte tenha rondado sua vida devido à pandemia do coronavírus. Percebemos que muitas pessoas têm intensificado seu estado de ansiedade por medo de adoecer e, principalmente, de morrer.

Perguntamos a você:

Há vida depois da morte?
Há morte durante a vida?
Há vida durante a vida?
Vida e morte estão separadas?
O que é vida-morte?

Sabemos que o momento é desafiador, mas procure respirar conscientemente por alguns instantes e perceba a vida que existe ao seu redor, acontecendo agora mesmo.

Mais importante que pensar na morte é refletir agora sobre a vida. A vida que existe no momento presente.

Preparar-se para a morte é cuidar da vida. É estar pronto(a) a cada instante, fazendo o melhor que podemos. Nunca saberemos quando as causas e condições que tornaram possível nossa vida serão rompidas.

Pelos que se foram, lamentamos. Pelas famílias, pelo país, pelo planeta. Que possam seguir em paz e tranquilidade. E nós, que ficamos aqui, completaremos o que tiver que ser terminado com a ternura e cuidado do amor que desconhece fronteiras.

Agora veja só…

Em determinado momento de sua trajetória, Xaquiamuni Buda descobriu o potencial de sua mente através da meditação zazen. Aos 80 anos, ele morreu. E não foi apenas seu corpo físico que deixou de existir, mas a ideia de um eu separado e único. Buda atravessou o rio do nascimento, velhice e morte e chegou à margem do nirvana, a grande paz, pleno de conhecimento e compaixão.

Convidamos você à reflexão: quais aspectos de sua vida precisam morrer para que possa seguir em frente, a caminho da paz interior?

Que possamos todos nos tornar o Caminho Iluminado.
Apreciando a vida-morte.
Sem a morte, não há vida manifesta.

Gassho,
Equipe Zazen / Monja Coen Roshi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor comentar aqui somente sobre assuntos relacionados ao artigo acima. Para deixar dicas, sugestões de temas, críticas e comentários em geral, use o Formulário de Contato.

ShareThis