22 de setembro de 2011

Toque de Cura pelo Jin Shin Jyutsu

O QUE É JIN SHIN JYUTSU?

Jin Shin Jyutsu® Fisio-Filosofia é uma arte de harmonização do corpo, mente e espírito através de toques com as mãos em 26 áreas do corpo onde a energia vital se concentra. Suas raízes encontram-se na sabedoria inerente a todos seres humanos - da qual nem sempre estamos plenamente consciente - de que todos temos a capacidade de nos harmonizar física, mental e emocionalmente. Essa sabedoria foi resgatada através dos estudos do Mestre Jiro Murai no Japão, no início do século XX.

Jin Shin Jyutsu literalmente significa:

   Jyutsu: Arte
   Shin: Criador
   Jin: Homem de conhecimento e compaixão
   Jin Shin Jyutsu: Arte do Criador através do homem de conhecimento e compaixão

Continue lendo e veja abaixo exercícios simples através do toque dos dedos e mãos que irão "recarregar a nossa bateria" trazendo uma série de benefícios para todas as partes de nosso corpo.


HISTÓRICO

Trata-se de uma arte muito antiga. Suas origens remontam ao tempo de Buda e de Moisés, quando era transmitida oralmente. No entanto, como tantos outros conhecimentos, essa arte foi esquecida ao longo do tempo. Ela foi redescoberta no início do século passado, no Japão, por Jiro Murai.

Mestre Jiro Murai: Desenganado devido a uma doença muito grave, lembrou-se de sábios que meditavam enquanto seguravam os dedos em posturas específicas (mudras) e decidiu fazer o mesmo enquanto permanecia em jejum. Assim, conseguiu se recuperar. Após esta experiência surpreendente comprometeu-se a dedicar o resto de sua vida à pesquisa, a qual resultou no desenvolvimento da Arte do Jin Shin Jyutsu.

Atualmente há milhares de estudantes de Jin Shin Jyutsu Fisio-Filosofia por todo o mundo. Desde 1990 esta Arte tem sido ensinada e praticada no Brasil por um número crescente de pessoas.

A ARTE DO JIN SHIN JYUTSU

Nosso estilo de vida, hábitos, crenças e ansiedades geram tensões e stress que podem afetar o funcionamento adequado do organismo e da vida em geral causando vários tipos de desconfortos e disfunções físicas, mentais e emocionais.

Jin Shin Jyutsu desperta bem estar, vitalidade, dissolve o stress e estimula nossa capacidade natural de regeneração. É um valioso complemento para a Medicina convencional, pois promove relaxamento profundo e reduz os efeitos do stress, fator desencadeante de muitas doenças do homem moderno.

Jin Shin Jyutsu é uma Arte de Viver, nos ajudando a viver com arte, ou seja, desperta nossa capacidade de criar nossa vida com harmonia e beleza e de nos renovar a cada momento.

Através de toques com as mãos em 26 áreas do corpo, onde a energia vital se concentra e que são chamadas de Travas de Segurança da Energia é possível restabelecer o equilíbrio. As 26 Travas de Segurança da Energia localizam-se ao longo dos diferentes padrões de circulação (ou caminhos) da energia que distribuem vida pelo corpo. Tocando essas Travas de Segurança da Energia em diferentes combinações ou segurando os dedos das mãos e/ou dos pés pode-se redirecionar o fluxo da energia restaurando a harmonia do corpo, da mente e do espírito.

Podemos receber sessões de Jin Shin Jyutsu de um profissional qualificado e/ou aprender algumas seqüências simples que podem ser auto-aplicadas. Uma sessão de Jin Shin Jyutsu é realizada com a pessoa vestida e dura em torno de 1 hora. Consiste de toques gentis que não envolvem massagem, manipulação de músculos ou uso de qualquer substância.

EXERCÍCIOS PARA AUTO-AJUDA COM JIN SHIN JYUTSU

Apresentamos alguns exercícios básicos de Jin Shin Jyutsu. Para praticá-los você pode estar de pé, sentado ou deitado, isto é, da forma que for mais confortável e/ou conveniente no momento. Esta seqüência ajuda a "recarregar a bateria" e pode ser feita de manhã antes de sair da cama para você se preparar para o dia e/ou à noite ao deitar para você relaxar das tensões do dia. Além disso, esta seqüência também ajuda a memória, facilita a respiração e a digestão, ajuda à coluna e a circulação das pernas e pés.

A mão direita representa o "aqui agora" e a mão esquerda o "passado". Aproveitem para fazer isso quando vocês forem ao cinema, assistir uma palestra, TV, fila de banco, viagem ou qualquer lugar que vocês possam pegar em seus dedos e esperar pulsar. O toque é na intensidade de quando a gente pega um passarinho. Sem apertar. Depois que começar a pulsar, espera uns 3 minutinhos e aí muda de dedo.

1 - EXERCÍCIO RESPIRATÓRIO QUE DEVOLVE O EQUILÍBRIO AO TODO INTEGRADO:
Comece contanto as expirações. ( Um, expire e inspire. Dois, expire e inspire. Três expire e inspire. E assim por diante). Conte até completar trinta e seis respirações. Se por acaso perder a contagem. Comece novamente. Respire naturalmente. Com o tempo, sua respiração se tornará automaticamente mais profunda e rítmica.

2 – SEGURE COM UMA DAS MÃOS OS DEDOS DA OUTRA MÃO 

Onde nossas Mãos Vão Atuar como Verdadeiro Cabo para Recarregar Nossa Bateria (Conexão), sendo:

DEDOS
ÓRGÃOS
TRABALHANDO 
EMOÇÕES
RESULTADOS
Polegar
Estômago
e
Baço
Preocupação

"ruminações mentais" desaparecem
Melhora a digestão de alimentos, idéias, pensamentos e emoções; ajuda a dormir melhor e nos torna receptivos ao toque e carinho. 

Bloqueia uma dor de cabeça que está começando.
Indicador
Rim
e
Bexiga
Medo
e
Inseguranças
Traz coragem, fortalece o desejo de viver, harmoniza a circulação dos fluidos corporais e o sistema muscular.

 Evita uma dor nas costas que está iniciando.
Médio
Fígado
e
Vesícula Biliar
Raiva,
frustrações
e
irritabilidade
Expande o sentimento de compaixão, a lucidez mental, a criatividade; regula a harmonia interior do corpo.

Melhora a visão e revitaliza a fadiga geral.
Anular
Pulmões
e
Intestino Grosso
Tristeza
e
negatividade
Promove a alegria, a esperança, o soltar do passado e o se abrir ao novo; dá vitalidade e energia ao corpo.

Harmoniza a respiração e desconforto no ouvido.
Mínimo
Coração
e
Intestino Delgado
Pretensão,
julgamentos,
e
esforço
Conecta com a intuição, aumenta a auto-estima, harmoniza o sistema esquelético.

Evita uma dor de garganta que está iniciando.
Centro da Palma da Mão
Diafragma e
fluxo do umbigo
Desânimo
Traz sensação de paz profunda e de unidade com o universo. 

Harmoniza corpo, mente e espírito mutuamente e com o universo.

3 – FLUXO DE ENERGIA 
Coloque a palma ou os dedos da mão direita no topo da cabeça durante todo o exercício, no final você a deslocará para a base da coluna. Apenas toque com a palma ou os dedos da mão esquerda nas áreas indicadas por alguns minutos ou até sentir uma leve pulsação rítmica:

MÃO DIREITAMÃO ESQUERDAPOTENCIALIDADE
Cabeça – CoronárioEntre as SobrancelhasEnergização Profunda do Corpo, Intuição, Memória, Estresse Mental
Cabeça – CoronárioPonta do NarizRevitaliza funções reprodutoras, Energização Superficial do Corpo
Cabeça – CoronárioCentro do Esterno (Coração)Contato Criança Interior, Atuando nos Pulmões, Cintura Pélvica e Quadris
Cabeça – CoronárioBase Esterno (Plexo Solar)Revitaliza Energia da Fonte da Vida Trazendo a Alegria de Viver
Cabeça – CoronárioSuperior do Osso PúbisRevitaliza todo o Aparelho Ósseo (Principalmente a Coluna)
Cóccix – BásicoSuperior do Osso PúbisVitalidade e Rejuvenescimento Circulação pernas e dos pés

VÍDEOS

   

4 comentários:

  1. ADOREI A POSTAGEM ,MUITO ESCLARECEDORA!

    ResponderExcluir
  2. Adorei!!!!

    Elizabeth Costa

    ResponderExcluir
  3. Mto obrigada, irmão, pela partilha de seus conhecimentos!
    Namastê

    ResponderExcluir
  4. Que bom que gostaram!
    Já estou testando os benefícios desta técnica.
    Namastê.

    ResponderExcluir

Favor comentar aqui somente sobre assuntos relacionados ao artigo acima. Para deixar dicas, sugestões de temas, críticas e comentários em geral, use o Formulário de Contato.

ShareThis